Criar um Site Grátis Fantástico
As nozes, amigas do coração e do cérebro
As nozes, amigas do coração e do cérebro

    Os frutos secos, tão apreciados por tanta gente, como as nozes, avelãs,amêndoas, ou castanhas são benéficas para a saúde por conterem as chamadas gorduras “boas”, os ácidos-gordos monoinsaturados e polinsaturados, vitaminas e minerais, no entanto há que ter em conta que a sua ingestão deve ser cautelosa na medida em que estes alimentos são excessivamente calóricos, sendo aconselhado por isso apenas uma pequena quantidade diária (1 mão fechada).

  No caso particular das nozes há que referir que quando consumidas frequentemente desempenham um papel importante na redução de algumas doenças, de destacar as doenças cardiovasculares. Originária da Pérsia, a nogueira era considerada pelos romanos uma árvore sagrada, símbolo de fecundidade, chegando a viver até trezentos anos. O efeito benéfico da noz é devido á sua extrema riqueza nutricional como a elevada quantidade de proteína, magnésio, vitamina E, fibra, potássio e o chamado ácido-gordo ómega 3 que é o responsável pela formação de substâncias anti-trombóticas, anti-inflamatórias e anti-agregantes plaquetárias que diminuem a concentração do mau colesterol, o LDL diminuindo desta forma a formação das chamadas placas de ateroma que são agregados de gordura presente no sangue e que se acumula nos vasos sanguíneos. Com este efeito anti-oxidante e anti-inflamatório as nozes e os seus componentes asseguram a saúde do sistema cardiovascular.

  Para além dos seus benefícios a nível cardiovascular, as nozes desempenham ainda um importante papel a nível cerebral, estas propriedades são asseguradas pela sua riqueza em fósforo e magnésio essenciais para a actividade cerebral.